Comunicado Defesa Civil de Itaara

Comunicado_para_empresas_simples_amareloo.png

O Município de Itaara, neste dia 30/04/2024 foi acometido pelas fortes intempéries climáticas que acometeram toda a Região causando alagamentos, desmoronamentos e demais consequências abruptas desta condição.
De imediato, a Administração Municipal mobilizou equipes para atender as demandas emergentes , acolher pessoas em situação de risco, atender aos feridos e demais prioridades.
  A defesa civil e todas as secretarias, juntamente com servidores e voluntários se mobilizaram para que fossem atendidas em um curto período as solicitações de modo a garantir a integridade dos
Municipes.
  A Secretaria de Assistência Social recolheu 30 pessoas em situação de risco, entre adultos e crianças que foram alojadas no Centro de Convivência Municipal. No local foi designada equipe de apoio que promoveu a acomodação e alimentação destas pessoas.
Foram realocadas em casa de familiares mais 50 pessoas, em local seguro .
  A secretaria de saúde manteve apoio e atendimento médico para 28 pessoas, infelizmente uma pessoa,sexo fem,47 anos,chegou em óbito .
A comunidade se uniu em Ações solidárias para doações, serviços voluntários e preparo de refeições, principalmente para os usuários da Br 158 que permanecem ao longo da via,em seus veículos e caminhões.
Foram distribuídas 150 refeições,mais lanches e jantar com apoio de voluntários e doações.
Foram recebidos em doações 10 colchões,50 kg de alimentos, 15 cobertores e 150 peças de agasalhos.
A Assistência Social distribuiu 40 cestas basicas,material higiene,cobertores, agasalhos e colchões.
A defesa civil recebeu em torno de 50 chamados e se deslocou as comunidades para prestar assistência, tais como:
- Desobstrução de barreira na estrada dos Minellos;
- Retirada de bueiro na Rua 22 de Outubro-Pq serrano I
- Limpeza de estrada e desobstrução na Rua Vanderlei de Almeida atendendo a vários Municipes;
- Atendimento à comunidade do baú, que apresentou ponto critico com desmoronamento e óbito;
- Na comunidade Ibicuí foi buscado acesso porem sem sucesso,devido ao excesso de água o qual tornou intransitável a via, sendo de imediato solicitado apoio CIOPS-corpo bombeiros de santa Maria os quais estão auxiliando neste momento de modo que os idosos fossem realocados em área segura;
- O corpo de bombeiros auxiliou no resgate de 08 pessoas em situação de risco
- Recebemos auxílio de helicóptero da Base aérea de Santa Maria para resgate de famílias em situação de risco, resgate realizado com sucesso.

Voluntários e lideranças municipais em participação conjunta disponibilizando banheiros químicos e maquinários para uso na desobstrução das estradas;
A Sede da Defesa Civil está instalada na secretaria de Agricultura e meio Ambiente junto a feirita, com Número de telefone (55) 996 231329.