COMBATE À LEISHMANIOSE: VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO MUNICÍPIO E 4ª COORDENADORIA DE SAÚDE INSTALAM ARMADILHAS PARA CAPTURA DE MOSQUITOS

Imprimir

Equipes da vigilância em saúde ambiental da Prefeitura de Itaara em conjunto com equipe da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) instalaram nos últimos dias 05 (cinco) armadilhas na área territorial do Município para captura de flebotomíneos.

As armadilhas tem por finalidade a detecção, monitoramento e controle de flebotomíneos, vetores de doenças, como a leishmaniose, em área urbana, rural ou silvestre, endêmica ou não.

Além disso, as armadilhas ajudam o fornecimento de informações populacionais sobre os insetos, no intuito de auxiliar as medidas de controle dos órgãos competentes de saúde.

Nessa etapa, o trabalho concentrou-se nos bairros Serrano I e Estação. Os insetos eventualmente capturados pelas armadilhas serão encaminhados para a Regional da Saúde, responsável pela identificação dos insetos.

 Os mosquitos transmissores da Leishmaniose Visceral ou Tegumentar vivem em ambientes escuros, úmidos e com acúmulo de lixo orgânico, folhas de árvores acumuladas em quintais e áreas de galinheiros.  Suas fêmeas se alimentam de sangue, preferencialmente ao fim da tarde, para o desenvolvimento de seus ovos.

 

LEISHMANIOSE – SAIBA O QUE É, SINTOMAS E PROVIDÊNCIAS:

Indivíduos infectados com a Leishmaniose Visceral apresentam febre de longa duração, fraqueza, emagrecimento e palidez como sintomas. Fígado e baço podem ter seu tamanho aumentado, já que a doença acomete estes órgãos, podendo atingir também a medula óssea. O período de incubação é muito variável: entre dez dias e dois anos.

Já a Leishmaniose Tegumentar os sintomas são lesões na pele ou mucosas. As lesões de pele podem ser única, múltiplas, disseminada ou difusa. Elas apresentam aspecto de úlceras, com bordas elevadas e fundo granuloso, geralmente indolor. As lesões mucosas são mais frequentes no nariz, boca e garganta. Quando atingem o nariz, podem ocorrer entupimentos, sangramentos, coriza e aparecimento de crostas e feridas. Na garganta, os sintomas são dor ao engolir, rouquidão e tosse.

 Usar repelentes quando estiver em região com casos de leishmaniose e armazenar adequadamente o lixo orgânico (a fim de evitar a proliferação do mosquito), são ações que podem evitar o surgimento do mosquito e uma possível contaminação.