Prefeituras de Santa Maria e Itaara bloqueiam Estrada do Perau nesta quinta (6) para limpeza da via

Para começar o cronograma do ReViva Perau, as Prefeituras de Santa Maria e Itaara vão bloquear toda a estrada nesta quinta-feira (06), das 8h às 17h, para a limpeza do local.

Agentes da Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU) vão cuidar do acesso pelo Perau em Santa Maria. Já a Brigada Militar de Itaara ficará responsável pelo acesso da cidade vizinha. Apenas moradores poderão acessar a estrada. Em caso de chuva, o serviço de limpeza e o bloqueio serão cancelados.

O bloqueio é necessário, pois o serviço será feito com um trator roçadeira, máquina que pode projetar objetos, como pequenas pedras, em grande velocidade, podendo danificar veículos e machucar pedestres. Os servidores de Santa Maria e Itaara que atuam no trabalho usarão equipamento de proteção individual (EPI).

Ao final da tarde de quinta-feira, as prefeituras vão avaliar se será necessário manter o bloqueio na sexta-feira (07) para conclusão da limpeza. Em caso de chuva, os serviços serão suspensos.

REVIVA PERAU

Patrimônio histórico de Santa Maria e de Itaara, a Estrada do Perau é uma via que conecta as duas cidades por um caminho em meio à natureza e a belas paisagens. Para revitalizar a via, as prefeituras de Santa Maria e de Itaara fecharam parceria para limpeza e manutenção da estrada e de seu entorno, além dos três mirantes ao longo do percurso.

Ainda pela ação ReViva Perau, será lançando um edital cultural com foco em definir artistas que pintarão murais nos mirantes da estrada. O ReViva Perau integra a programação do Viva Santa Maria 2021.

As secretarias de Santa Maria envolvidas no projeto são as seguintes: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação; Cultura; Desenvolvimento Rural; Infraestrutura e Serviços Públicos; Esporte; Mobilidade Urbana e Meio Ambiente. De Itaara, são estas: Desenvolvimento Econômico, Turístico e Cultural e Infraestrutura e Serviços. O Setor de Trânsito de Itaara também vai auxiliar nas ações.

perau 001perau 002perau 003

Inicia a revitalização da Estrada do Perau

Teve início na manhã desta quinta-feira, dia 06 de maio, o cronograma do ReViva Perau, obra que está sendo realizada em parceria entre as Prefeituras de Itaara e Santa Maria para limpeza e revitalização do local.

A estrada segue bloqueada até às 17h, sendo liberada apenas a passagem para moradores do local.

De acordo com o Diretor da Secretaria de Infraestrutura e Serviços de Itaara, Zenir Oliveira, o trabalho segue nos próximos dias. A previsão é que a Prefeitura de Santa Maria conclua sua parte no dia 12 de maio.

Já a parte pertencente a Itaara deverá ser concluída até o dia 18 de maio. Enquanto isso, a estrada seguirá com o trânsito interditado, sendo liberada apenas para moradores do local. O trabalho também conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Cultural de Itaara.

Os organizadores pedem a colaboração e compreensão das pessoas, pois toda a obra gera transtorno, mas posteriormente deixará o cartão postal das duas cidades mais bonito.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Cultural, Arthur Heinz e o Secretário de Infraestrutura e Serviços Oberdan Nunes da Rosa acompanham pessoalmente os trabalhos junto ao diretor de obras Zenir e o diretor de Turismo Jederson.perau 01

Retorno presencial das atividades letivas está marcado para o dia 17 de maio

Na segunda-feira, dia 03 de maio, as Equipes Diretivas da Rede Municipal de Ensino de Itaara, estiveram reunidas com a Secretária de Educação Silvana Bandeira e com a Coordenação Pedagógica para tratar sobre o possível retorno às atividades letivas presenciais neste mês de maio.

“Em concordância  foi definido o retorno das aulas presenciais para o dia 17 de maio (data sujeita a alteração se houver necessidade), pois  estamos adequando questões como a vistoria do  transporte,  contratação de estagiários, merenda escolar e orientações do COE Municipal (Centro de Operação de Emergência em Saúde e Educação) que dará  autorização para abertura da escola, seguindo os protocolos de saúde, entre outras questões que fazem parte da rotina da escola”, destacou a Secretária Silvana.

A secretária explicou que o retorno será gradual e escalonado, de acordo com a realidade de cada escola e pediu aos pais e responsáveis que acompanhem os recados postados via Facebook e grupos de WhatsApp das escolas.

Já na terça-feira, 04, a Secretária Silvana e representantes das equipes diretivas estiveram no gabinete do prefeito Silvio Weber tratando sobre o retorno das aulas presenciais, a compra de merenda escolar e a viabilização do transporte escolar.retorno as aulas

ATENÇÃO: Vacinação contra Covid-19 é aplicada em pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaara divulgou nesta semana o cronograma de vacinação contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas.

            Nesta etapa serão imunizadas:

            - pessoas com Síndrome de Down, maiores de 18 anos (8 doses)

            - pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) maiores de 18 anos (fazer preferencialmente na clínica de diálise)

            - gestantes e puérperas com comorbidades, maiores de 18 anos (11 doses)

            - pessoas com comorbidades de 54 a 59 anos (79 doses)

            - pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos (15 doses).

            Essas doses foram recebidas na 15ª remessa enviada ao município.

AGENDAMENTO - Para todos os grupos acima, a vacinação será realizada somente com agendamento prévio pelo telefone da central Covid (55) 996231326, das 08 horas às 14 horas.

 - O agendamento está sendo feito desde o dia 04 de maio.

            A Secretária informa que não será cadastrada fila de espera, e serão agendadas apenas as doses disponíveis. Conforme forem recebidas as novas doses, as agendas serão ampliadas e cada usuário será responsável por comprovar a sua situação crônica.

            Mesmo estando agendado o usuário deve apresentar no ato da vacinação a receita médica atualizada de medicação contínua, ou exame médico que expresse declaradamente a condição crônica, ou atestado médico contendo especificação da doença ou CID-10, ou ainda outro meio de comprovação oficial da situação crônica.

Serão inicialmente agendadas para o dia 10 de maio (segunda-feira) 60 doses e para o dia 12 de maio (quarta-feira) 60 doses.

            CORONAVAC - Importante salientar que continua suspensa a segunda dose da vacina do Instituto Butantan (Coronavac), por motivo de falta do imunobiológico e a Secretaria de Saúde divulgará a retomada da vacinação assim que receber o imunizante.

saude

Vacinômetro 05-05

vacinometro

Prefeito recebe a visita de representante do SEBRAE e viabiliza parcerias para o município

Na manhã desta segunda-feira, dia 03 de maio, o Prefeito Silvio Weber, recebeu em seu gabinete a visita do Técnico da Gerência Regional Centro do SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Carlos Henrique Karsten Junior.

Durante o encontro, foram discutidas a realização de parcerias entre empresas e SEBRAE, com o apoio do Poder Público Municipal visando o fomento da economia local.

Na oportunidade, Karsten apresentou ao prefeito, o Plano “Sebrae: Foco, inovação e turismo” que é o cadastro de todas as empresas, hotéis e pousadas do município junto ao SEBRAE, com o intuito de alavancar o turismo no município.

Também foi apresentada ao chefe do executivo, a Sala do Empreendedor que oferece cursos de capacitação aos funcionários das empresas estabelecidas no município, entre outros serviços.

Também participaram da reunião, o Secretário de Planejamento e Gestão Thiago Kader e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Cultural, Arthur Heinz. Em breve, a Prefeitura estará divulgando mais informações sobre o assunto.sebrae

Horário de Atendimento
Seg - Sex 08:00 às 14:00 
Fale Conosco
(55) 3227-2000
Endereço
Av. Guilherme kurtz, n° 1065 
Itaara - Rio Grande do Sul
Cep 97185 - 000
©2021 Prefeitura de Itaara. Todos Direitos Reservados. Desenvolvido por Samuel Lautert Jardim - samuel@saopedronet.com.br